ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Docentes, estudantes e servidores da UPE param nesta quarta-feira, 15 de maio

14/05/2019

Em defesa da Educação | Em defesa da Universidade pública | Contra a Reforma da Previdência!

As assembleias realizadas pela Adupe na semana passada confirmaram a Adesão dos professores e das professoras da Universidade de Pernambuco na Paralisação Nacional da Educação, que ocorre nesta quarta-feira, dia 15 de maio. Os estudantes e os servidores da UPE também aderiram ao movimento.

A paralisação foi convocada pelas entidades da educação e centrais sindicais, em resposta às ameaças ao ensino superior e ao ensino básico, impostas pelo governo de Jair Bolsonaro. Essas ameaças vêm se concretizando com medidas de cerceamento da liberdade de ensinar e aprender e com os cortes de verbas anunciados oficialmente pelo Ministério da Educação.

Recentemente, o Governo Federal desferiu mais um duro ataque à educação pública, com o corte R$5,7 bilhões da verba do setor. Isso atinge desde a educação básica ao ensino superior, com repercussão nas universidades estaduais, como é caso da UPE.

Estes cortes representam a destruição da educação pública, com agravamento dos problemas já enfrentados em conseqüência da Emenda Constitucional 95 (que congela por 20 anos os gastos com educação e saúde), do corte das bolsas da pós-graduação, da reforma do ensino médio, do projeto Escola sem partido e da crescente militarização da educação pública.

No plano estadual, destaque-se que o Governo de Pernambuco tem aplicado também uma política de contingenciamento dos recursos no orçamento da UPE, prejudicando a qualidade do ensino e impondo o congelamento salarial dos professores e servidores.

Somado a tudo isso, querem que trabalhemos até morrer, com uma reforma da previdência que prolonga o tempo de serviço e de contribuição e impõe o sistema de capitalização que servirá para engordar ainda mais os lucros do sistema bancário à custa da previdência dos trabalhadores.

Não podemos aceitar mais esses ataques. A nossa força está em nossa unidade.

Todos às ruas, na GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO, nesta quarta-feira (15). 
 
Participe os atos que serão realizados durante o dia em sua cidade 
 
Em Recife
12h – Ato político cultural em frente à Reitoria da UPE, com participação de professores, alunos e servidores
15h - Concentração para o Ato da Greve Nacional da Educação
Local: Rua da Aurora – em frente ao Ginásio Pernambucano
Em seguida, passeata até o Pátio do Carmo, onde haverá o grande ato
 
Em Garanhuns:
8h - Ato Unificado - Adupe e demais sindicatos e entidades;
Local: Praça da Fonte Luminosa
 
Em Petrolina
8:30h – Grande ato da Greve Nacional da Educação
Local: Praça do Bambuzinho


 

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.