ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Adupe solidária ao movimento por segurança no campus de Camaragibe

12/04/2019
Sindicato propõe articulação dos segmentos dos estudantes, professores e servidores para cobrar do Governo do Estado um projeto de segurança para os campi da UPE que passam pelo mesmo problema da FOP.
 
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco participou, na manhã desta quinta-feira (11/04/2019), do protesto realizado em Recife por estudantes e  professores da UPE, como o objetivo de cobrar das autoridades medidas efetivas de segurança no Campus de Camaragibe.
 
O protesto foi motivado pela onda de assaltos que vem ocorrendo na Faculdade de Odontologia. De acordo com relatos de estudantes, já foram registrados nos últimos meses mais de 15 assaltos, dois homicídios nas proximidades do Campus e já ocorreram perseguições e troca de tiros dentro Faculdade.
 
O ato teve início no Campus de Santo Amaro, de onde os estudantes e professores saíram em passeata até a sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), também no bairro de Santo Amaro.
 
Da Adupe estiveram presentes os professores Luiz Oscar Cardoso Ferreira (Presidente) e Richard Alonso Andrade (Representantante da FOP), além do advogado Marcelo Santa Cruz. Também esteve presente o ex-presidente do sindicato, Carlos  Lago.
 
Um grupo formado por seis alunos e um professor foi recebido pelo subcomandante do 20° Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento naquela região onde fica localizada a Faculdade, em Camaragibe. A comissão levou um ofício com reivindicações pedindo mais segurança e a instalação de um posto policial.
 
A Adupe vem alertando sobre a necessidade da adoção de medidas efetivas para solução dos problemas de segurança, que correm em outras unidades da UPE, não somente na FOP.
 
Em novembro do ano passado, quando das ameaças aos professores do Campus Mata Norte, durante audiência pública na Promotoria de Justiça de Nazaré da Mata foi proposto por aquela Promotoria que o sindicato encaminhasse, por intermédio da Reitoria, reivindicação ao Governo do Estado de designação de guardas patrimoniais e instalação de sistema de videomonitoramento no campus.
 
A Adupe propõe ações conjuntas dos segmentos dos professores, servidores, alunos, com participação da Gestão da UPE, no sentido cobrar do governo do Estado um projeto de segurança para os diversos campi da UPE, uma vez que o problema da insegurança atinge também outras unidades.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.