ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Parabéns àquelas que jamais fogem à luta pelos seus ideais.

08/03/2019

 

 

 

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outros dias comemorativas, ela não foi criada pelo comércio - e tem raízes históricas mais profundas e sérias. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero, aproximando-a de sua origem com a luta empreendida pelas mulheres nos Estados Unidos e na Europa, no final do século XIX e início do século XX, por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito ao voto.

A despeito de hoje em dia a mulher ter alcançado muitos direitos, a luta ainda continua, visto que ainda sofrem com o preconceito, a desvalorização e o desrespeito. Para se ter uma ideia, no Brasil, somente em 1932 as mulheres adquiriram o direito ao voto. Outro marco foi a eleição, em 2010, da primeira mulher presidente da República, Dilma Vana Rousseff.

No Brasil, a data de hoje também é marcada por atos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto, o feminicídio e demais violências contra a mulher.

ATO PÚBLICO DAS MULHERES

Convidamos professoras e professores da UPE para participar do ato público pelas mulheres e contra as reformas do governo de Jair Bolsonaro. O ato será realizado nesta sexta-feira, dia 8 de março, às 14h, na Praça do Derby. Vamos dizer NÃO ao desmonte das políticas públicas e SIM aos direitos das mulheres.

 

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.