ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Adupe leva informações aos docentes do Campus Mata Norte

21/02/2019

A Adupe esteve presente, na tarde da terça-feira (19/02/2019), no Encontro Pedagógico do Campus UPE Mata Norte, em Nazaré da Mata. Na ocasião, o professor Alfredo Macedo Gomes, da UFPE, proferiu a palestra sobre o tema “Políticas públicas e gestão da educação”.

No espaço da programação reservado à fala da Adupe, o presidente Luiz Oscar Cardoso Ferreira enumerou as ações do sindicato e conclamou os professores e as professoras a participarem da luta sindical e da campanha salarial que se inicia. Também participaram da atividade a representante da Adupe no Campus Mata Norte, Cleide Maria Ferraz e o assessor jurídico da entidade, Marcelo Santa Cruz.

“Nossa pauta foi entregue ao reitor Pedro Falcão e encaminhada à Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação - Secti. Este foi o primeiro passo. Agora estamos solicitando reuniões específicas com o secretário José Neto (Administração-SAD) e Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação - Secti) para tratar das reivindicações”, explicou Luiz Oscar.

O documento entregue à Reitoria e à Secti elenca as principais reivindicações dos docentes: reposição das perdas salariais, consolidação do Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva, alteração nos requisitos de progressão ao cargo de Professor Associado, equalização da matriz salarial do cargo de Professor Titular, reestruturação do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV), concurso público e autonomia universitária.

O presidente da Adupe lembrou que, somente nos primeiros quatro anos do governo Paulo Câmara, a perda salarial dos professores da UPE já soma mais de 25%. Quanto ao Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva (DE), apesar de aprovado e regulamentado, existem 120 pedidos de ingresso no mesmo aguardando pela autorização da Câmara de Política de Pessoal da Secretaria de Administração (SAD), sem que haja um prazo definido para que aconteçam essas autorizações.

Foi destacada também a luta pela alteração dos critérios de progressão de Professor Adjunto para Professor Associado. Existe uma proposta construída pela comissão designada para tratar do assunto, mas o processo está parado. Outro item da pauta evidenciado pelo dirigente foi a equalização dos vencimentos dos Professores Titulares, levando-se em conta que em algumas situações a remuneração do Professor Titular é inferior à do Professor Associado.

O presidente da Adupe mencionou ainda as ações que vêm sendo adotadas frente às tentativas de ameaça à liberdade de cátedra na UPE, sendo uma das principais medidas a criação da Frente em Defesa da Autonomia e da Liberdade de Cátedra na UPE, composta pela Reitoria, pela Adupe, pelo Sindupe e pelo DCE.

Ao final, Luiz Oscar Cardoso agradeceu à direção do Campus Mata Norte pelo espaço concedido à Adupe para a conversa direta com os professores e professoras da unidade.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.