ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Adupe reúne Conselho de Representantes

11/02/2019

Foi realizada, na sexta-feira passada (8/2/2019), a primeira reunião do Conselho de Representantes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (Adupe). Estiveram presentes treze representantes de unidades da Região Metropolitana e do interior do Estado e integrantes da Diretoria Executiva.

O encontro aconteceu na sede do sindicato e teve como pauta as atribuições e o funcionamento do Conselho de Representantes (CR), a conjuntura nacional e local e as estratégias de ação do movimento sindical.

Sobre o papel dos integrantes do Conselho de Representantes, além de suas atribuições regimentais, foram propostas ações com o objetivo de promover uma maior integração e fortalecimento do sindicato. Para isso foi definido o calendário de reuniões do CR e sua participação nas discussões de cunho estratégico. A participação dos representantes na campanha de filiação a ser deflagrada pela Adupe foi outra medida sugerida.

As lutas que vêm sendo empreendidas pela Adupe também foram objeto de debate durante a reunião. Em se tratando das bandeiras de luta de âmbito geral, houve consenso quanto à necessidade de enfrentamento das ameaças advindas dos projetos de cunho neoliberal (como os projetos de Reforma da Previdência e da Escola sem Partido) e de participação na luta pela revogação das Leis da terceirização das atividades fins, da Reforma Trabalhista e do congelamento de gastos sociais por 20 anos (Emenda Constitucional 95/2016).

Sobre as lutas específicas dos docentes, durante a reunião foram detalhados os itens da pauta de reivindicações já apresentada à Reitoria da UPE e a ser discutida com o Governo do Estado: reposição das perdas salariais, consolidação do Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva, alteração nos requisitos de progressão ao cargo de Professor Associado, equalização da matriz salarial do cargo de Professor Titular, Reestruturação do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV), concurso público, autonomia universitária e liberdade de cátedra.

Ao final do encontro foram definidos os seguintes encaminhamentos:

Participação da Adupe nas lutas empreendidas pelas centrais sindicais e movimentos sociais contra as reformas da previdência, trabalhista, terceirização e contra o projeto "Escola sem Partido";

Participação dos integrantes do CR na campanha de filiação a ser deflagrada pela Adupe, de forma fortalecer o sindicato;

Definição do calendário de reuniões do CR, com realização de reunião a cada dois meses;

Participação dos membros do CR na discussão da pauta de reivindicações específica dos docentes em suas bases;

Apoio dos representantes para o fortalecimento do Programa de Benefícios ao Professor, com indicação de empresas para serem conveniadas pela Adupe;

Participação e protagonismo dos representantes nas discussões sobre revisão do PCCV e sobre a alteração dos critérios de progressão do cargo de Adjunto para Associado.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.