ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Adupe discute alternativas frente aos reajustes nos planos de saúde

28/01/2019

Manter um plano de saúde privado vem se tornando cada vez mais difícil para as docentes e os docentes da Universidade de Pernambuco. Além dos aumentos por faixas de idade, os reajustes anuais têm ultrapassado em muito os índices da inflação.

Para discutir o problema a Adupe realizou, na manhã da sexta-feira (25/01/2019), mais uma reunião com os docentes prejudicados, ocasião em que foram apresentadas possíveis alternativas, seja no intuito de barrar os aumentos absurdos, seja na disponibilização de novas opções de planos de saúde.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Adupe, Luiz Oscar Cardoso Ferreira e contou com a participação do advogado Marcelo Santa Cruz e da consultora de benefícios Cibele Melo.

Os docentes presentes classificaram como exorbitantes os reajustes que vêm sendo aplicados nas mensalidades dos planos de saúde, tanto os decorrentes de mudança de faixa etária quanto os reajustes anuais. Muitos se vêm sem alternativa, uma vez que seus contratos são mantidos há mais de quinze anos. Mudar de plano agora poderia incorrer em prejuízos.

Foi informado ainda que existem duas formas de pagamento das mensalidades do plano de saúde. Na primeira situação, o desconto é feito diretamente na folha de pagamento. Na outra modalidade a quitação é feita através de boleto bancário.

No caso dos docentes que se enquadram na segunda modalidade a Adupe poderá representá-los. A orientação é que tragam cópia dos seus contratos e comprovantes de pagamentos para que seja verificado o reajuste abusivo.

No caso dos docentes cujos descontos são feitos em folha, a assessoria jurídica da Adupe entende que a própria UPE poderá questionar os reajustes, vez que as apólices são acompanhadas pela instituição.

De todo modo, a Adupe está colocando seu corpo jurídico à disposição da Universidade e dos associados que se sintam prejudicados, inclusive aqueles cujo desconto é feito diretamente na folha de pagamento. Para isso, a entidade já solicitou à Pró Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) a lista dos docentes dessa modalidade bem como cópia do contrato de convênio.

Veja como utilizar nosso serviço de assessoria jurídica:

Advogado Marcelo Santa Cruz:
Plantão de atendimento às terças e quintas-feiras na sede da Adupe, no turno da manhã. É necessário fazer o agendamento prévio através do através do fone (81) 3231-5277 ou do e-mail secretariaadupe@gmail.com


Advogado Daniel Nóbrega:

Os docentes devem agendar consulta através da secretaria da Adupe, através do fone (81) 3231-5277 ou do e-mail secretariaadupe@gmail.com informando o assunto.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.