ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

ADUPE participa de audiência do Ministério Público em Nazaré da Mata

26/11/2018
O presidente da ADUPE, Luiz Oscar Cardoso Ferreira e o assessor jurídico da entidade, Marcelo Santa Cruz participaram, na quinta-feira passada (22/11/2018), de uma oitiva na Promotoria de Justiça de Nazaré da Mata. A audiência foi conduzida pela promotora Maria José Mendonça de Holanda Queiroz e é a primeira do procedimento administrativo aberto pelo Ministério Público Estadual para apurar as ameaças anônimas feitas recentemente aos professores do Campus da UPE localizado em Nararé da Mata.
 
No início deste mês, panfleto com ameaças a diversos professores foi afixado nas instalações do Campus UPE Mata Norte. Sem revelar seus autores, o folheto trazia conteúdo de intolerância política e de gênero com palavras de ordem como "A doutrinação vai acabar. É o Mito. Ustra Vive!", uma menção ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e exaltação ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que foi chefe comandante do Destacamento de Operações Internas (DOI-Codi) de São Paulo entre 1970 e 1974 e tornou-se o primeiro militar a ser reconhecido pela Justiça, em 2008, como torturador na época da ditadura.
 
Durante a audiência, Luiz Oscar Cardoso Ferreira elogiou a ação da Promotoria de Justiça de Nazaré da Mata para apurar às ameças aos professores.
 
O dirigente ressaltou que toda a comunidade da Universidade de Pernambuco está engajada para coibir qualquer ameaça ao exercício da docência, mediante a Frente em Defesa da Autonomia Universitária e da Liberdade de Cátedra na UPE. Recentemente criada, a Frente conta com representantes da Reitoria da UPE, da ADUPE, do SINDUPE e do DCE.
 
O presidente da ADUPE solidarizou-se com os docentes e informou que o Departamento Jurídico da entidade está à disposição de qualquer professor que se considere ameaçado no exercício de sua atividade.
 
Os docentes presentes na audiência propuseram que sejam reivindicadas ao Governo do Estado a designação de guardas patrimoniais para o Campus UPE Nazaré da Mata e a instalação de câmeras de videomonitoramento naquela unidade de ensino.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.