ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Consun fará reunião extraordinária sobre carga horária docente

06/11/2018

Garantir a ampla participação dos docentes nas discussões que digam respeito às suas atividades acadêmicas tem sido um dos eixos da atuação da Adupe. Seguindo esse preceito, a gestão da entidade encaminhou ao presidente do Conselho Universitário da UPE, no início de setembro, solicitação de criação de comissão para discutir e formular a proposta de resolução que substituirá a Resolução 026/2017, que regulamenta a distribuição da carga horária docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A solicitação da Adupe foi motivada por considerar que a proposta de resolução encaminhada ao CONSUN levou em conta apenas a mudança no quadro da resolução, além de não ter sido submetida à necessária discussão pelos interessados, que são os docentes.

Para se ter uma ideia, o anexo da proposta de resolução apresentada na reunião do CONSUN de setembro trazia critérios referentes ao “Relatório de Atividades Docentes”, ao “Plano de Atividades Docentes” e a “Distribuição de Carga Horária”, quando deveria tratar apenas da distribuição da carga horária, conforme estava descrito na própria ementa da resolução.

Na ocasião, a representação da Adupe no CONSUN apresentou pedido de vistas e questionou o não atendimento da proposta emanada das reuniões realizadas com os docentes em Petrolina e Garanhuns, de se discutir não somente o quadro da distribuição da carga horária, mas a resolução como um todo. Também foi mencionado o fato de o quadro ter sido enviado aos conselheiros somente após o início da reunião.

Considerando os questionamentos, os conselheiros acordaram, no dia 31 de outubro, que haverá uma uma reunião extraordinária do Conselho no dia 20 de novembro para discussão da matéria. O texto resultante da reunião será disponibilizado para discussão com os docentes. Após a fase de debates deverá retornar para consolidação por uma comissão e posteriormente retornará para deliberação pelo CONSUN.

Conheça a proposta apresentada pela Reitoria

Leia o pedido de vistas apresentado pela ADUPE

Saiba quais foram os outros assuntos deliberados na reunião do Consun do dia 31 de outubro

1 – Analise e deliberação da proposta de resolução que regulamenta as eleições para coordenador e vice- coordenador de curso da UPE.

A proposta foi retirada de pauta e deverá ser reapresentada oportunamente, levando-se em conta o Regimento e o Estatuto da UPE, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

2 - Análise e deliberação da resolução que dispõe sobre as normas para a validação das atividades assinaladas no RAD (Relatório de Atividades Docentes) durante a avaliação de desempenho dos servidores do grupo ocupacional magistério superior.

A resolução foi aprovada, sendo incorporadas algumas sugestões feitas pelos conselheiros. 

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.