ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Comissão vai discutir questões dos Professores Titulares

03/09/2018
O Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (CONSUN/UPE) aprovou, em sua última reunião ordinária realizada na sexta-feira passada (31/08/2018), a criação de uma comissão que terá a incumbência de discutir e propor novos critérios de ingresso no cargo de Professor Titular.
 
Ficou definido que a comissão será formada pelos integrantes da comissão que está concluindo a proposta de decreto sobre os critérios de progressão do cargo de Professor Adjunto para Professor Associado, acrescida de dois professores Titulares. A portaria instituindo a nova comisssão deverá ser publicada em breve.
 
As questões dos professores titulares foram incluídas na pauta do Consun a pedido da ADUPE, atendendo a uma solicitação feita por um grupo de professores dessa classe. No início de agosto, a Direção do sindicato reuniu-se com uma comissão de representantes dos Titulares, ocasião em que os mesmos apresentaram uma série de demandas.
 
Além dos critérios de ingresso, outras questões práticas relativas ao Professor Titular vêm sendo objeto de preocupação. A primeira diz respeito ao baixíssimo número de professores dessa classe no quadro da UPE, que hoje é constituída por apenas quinze docentes, número que se reduz progressivamente a cada ano. Isso porque há quase vinte anos não ocorre concurso público para ingresso de Professor Titular na UPE.
 
A outra questão diz respeito à distorção salarial do cargo, que em muitas situações chega a ser inferior ao do cargo de professor Associado. Diferentemente dos demais cargos da matriz salarial, o cargo de Professor Titular possui faixa única, impossibilitando o crescimento na carreira.
 
Torna-se cada vez mais evidente a necessidade da realização de concurso público para Professor Titular e a correção da grade salarial, que teria repercussão na remuneração dos docentes titulares aposentados.
 
Durante a reunião do Consun da sexta-feira passada foi proposto também que a ADUPE encaminhe demanda à Secretaria de Administração apontando a necessidade de alteração nas leis complementares 195/2011 e 349/2017, com o objetivo de corrigir a distorção na grade de salários do Professor Titular.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.