ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Professores Titulares reúnem-se com a Direção da ADUPE

09/08/2018
 
A situação do cargo de Professor Titular na carreira docente da Universidade de Pernambuco foi tema da reunião realizada na manhã de ontem, quarta-feira (08/08/2018), na sede da Seção Sindical dos Docentes da UPE (ADUPE).
 
Conduzido pelo presidente da entidade, Luiz Oscar Cardoso Ferreira, o encontro foi demandado por um grupo de professores titulares, entre eles Leila Beltrão e Severino Bezerra, representantes dos professores titulares no CONSUN. O professor Severino Bezerra integra também o Conselho de Representantes da ADUPE pelo Campus Caruaru.
 
Duas questões permearam a pauta da reunião: a primeira diz respeito ao baixíssimo número de titulares no quadro de professores, que hoje são apenas quinze, número que se reduz a cada ano. Isso porque há mais dez anos não ocorre concurso público para ingresso de Professor Titular. A outra questão diz respeito à distorção salarial do cargo, que em algumas situações chega a ser inferior ao do cargo de professor Associado. Diferentemente dos demais cargos da matriz salarial, o cargo de Professor Titular possui faixa única, impossibilitando o crescimento na carreira.
 
Os presentes apontaram como urgentes a realização de concurso público para Professor Titular (com a revisão dos critérios atuais) e a correção da grade salarial, que repercutirá também na remuneração dos docentes titulares aposentados.
 
Ao final da reunião foi decidido que a Adupe encaminhará ao Conselho Universitário da UPE (CONSUN) solicitação para que as questões relacionadas ao cargo de Professor Titular sejam colocadas como itens da pauta da próxima reunião do colegiado superior, que ocorrerá no dia 31 deste mês.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.