ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Todos na luta contra o retrocesso e a retirada de direitos!

07/08/2018
ADUPE convoca comunidade da UPE a integrar a luta contra o retrocesso e contra as ameaças de cortes no orçamento da pesquisa
 
Contra o retrocesso e a retirada de direitos! Este é o mote principal do Dia Nacional do Basta, manifestação popular organizada pela CUT e demais centrais sindicais em nível nacional que ocorrerá em todo o pais na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto.
 
Nesse dia, os trabalhadores e trabalhadoras realizarão paralisações, atrasos de turnos e atos nos locais de trabalho e nas praças públicas de grande circulação de todo o País para exigir um basta de desemprego, de aumento do preço dos combustíveis, de retirada de direitos da classe trabalhadora, de privatizações e de perseguição ao ex-presidente Lula.
 
Para os professores universitários, além desses, existe um motivo a mais para ir às ruas. Há a clara ameaça de limitação no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De acordo com o alerta feito pelo presidente da entidade, Abílio Baeta Neves, os cortes resultarão na suspensão do pagamento de todos os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019, atingindo mais de 93 mil discentes e pesquisadores, interrompendo os programas de fomento à pós-graduação no país.
 
Na área de Formação dos Profissionais da Educação Básica, a limitação dos gastos implicará na suspensão dos pagamentos de 105 mil bolsistas, acarretando a interrupção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).
 
Convocamos, pois, todos os professores e professoras  da UPE para participarem do DIA NACIONAL DO BASTA
 
  • Contra o retrocesso!
  • Contra a retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras!
  • Contra os cortes no orçamento da CAPES!
 
Todos na Praça do Derby | sexta-feira, dia 10/08/2018 | 15h.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.