ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Fórum não aceita tese do ano eleitoral e exige abertura de negociação salarial

02/05/2018
A lei eleitoral não proíbe reajustes salariais de servidores públicos com o objetivo de repor perdas do último período (2017-1018). Este foi o entendimento do Fórum dos Servidores Públicos de Pernambuco (FSP-PE), durante reunião realizada na segunda-feira passada (30/04). A ADUPE foi representada na ocasião pelo seu presidente, Prof. Luis Oscar Cardoso Ferreira.
 
O Fórum dos Servidores reúne sindicatos do funcionalismo público estadual (entre eles a ADUPE) e é o órgão de representação dessas entidades junto ao Governo do Estado nas negociações relativas às questões salariais e de condições de trabalho.
 
Até o momento o Governo do Estado vem se negando a discutir as pautas de reivindicações apresentadas pelas entidades representativas dos servidores. Dos 26 sindicatos, a maioria nem mesmo foi recebida pelos representantes do Governo. Poucas categorias foram contempladas com itens específicos de suas pautas.
 
No caso dos professores da Universidade de Pernambuco, já se vão quatro anos de congelamento salarial. De acordo com estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) a pedido da ADUPE, as perdas salariais dos docentes já ultrapassam os 27,14% apenas no governo Paulo Câmara.
 
Os motivos alegados pelo Governo têm sido os mesmos. O comprometimento da receita com pagamento de pessoal além do limite prudencial da Lei de Responsabilidde Fiscal (LRF) e a Lei Eleitoral. Para o movimento sindical, ambas as teses são utilizadas pelo Governo apenas para prejudicar os servidores, sem levar em conta as especificidades da legislação.
 
AÇÕES – Nos próximos dias, o movimento sindical iniciará uma série de ações no intuito de forçar o Governo Paulo Câmara a abrir o canal de diálogo com as categorias. Na sexta-feira (04/05), um documento relatando a situação do funcionalismo público será entregue a Governo.
 
No dia 10 de maio, às 9h, representantes dos sindicatos (entre eles a ADUPE) farão visita à Assembleia Legislativa para pedir apoio dos deputados à luta pelo reajuste salarial dos servidores públicos.
 
A ADUPE convoca os docentes a participarem desse ato.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.