ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Diretores da ADUPE visitam o campus Petrolina

12/04/2018
Nos dias 10 e 11 de abril os professores Luiz Oscar e Clélio Santos participaram de duas reuniões em Petrolina. A primeira reunião cujo tema envolveu a discussão sobre a resolução 026/2017, que trata da distribuição da carga horária do trabalho docente (veja aqui a íntegra da resoluçao) foi coordenada pela Direção da Unidade de Ensino do Campus Petrolina e foi suscitada por uma parcela de docentes. O que desencadeou a reunião foi uma proposta encaminhada pela Reitoria ao CONSUN, que propôs mudança no Quadro Único da referida resolução que trata da distribuição da carga horária do trabalho docente nas atividades de Ensino, de Pesquisa, de Extensão e de Gestão.
 
O professor Clélio Santos, representante da ADUPE na Comissão que elaborou a proposta da resolução, fez um breve histórico do desenvolvimento dos trabalhos da Comissão.
 
Decidiu-se não discutir o quadro substitutivo elaborado pela Reitoria e foi apresentada uma proposta de se fazer revisão da resolução mediante a criação de uma comissão representativa da UPE. Aprovou-se ainda que a ADUPE estimulasse a discussão da resolução em reuniões nas outras unidades de ensino.
 
No dia seguinte, 11 de abril, por demanda do dia anterior, ocorreu uma reunião coordenada pelo professor Luiz Oscar. Nessa reunião, de caráter informativo, respondeu-se às indagações de professores sobre a situação atual da ADUPE. Em seguida foram informadas as recentes movimentações sobre o Decreto Governamental que regulamenta a Lei da Dedicação Exclusiva, historiando-se as duas reuniões ocorridas semana passada (dias 5 e 6 de abril) no gabinete do Reitor. Relatou-se que a Secretaria de Administração encaminhará, ainda nesta semana, minuta da resolução para o gabinete do Governador Paulo Câmara.
 
Relataram-se os novos cálculos das perdas salariais efetuadas pelo DIEESE, destacando-se que apenas durante o Governo Paulo Câmara a defasagem salarial alcança a cifra de 27,14%. Informou-se ainda sobre discussão que ocorreu no dia 10 de abril no Fórum dos Servidores Estaduais (a ADUPE é representada pelo seu presidente) de que é possível, mesmo considerando o período eleitoral, de se reivindicar as perdas salariais ocorridas nos últimos doze meses.
 
Informou-se também que na reunião de diretoria na próxima segunda-feira (16/04) serão discutidos os encaminhamentos para a retomada da campanha salarial.

Arquivos

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.