ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Lutas

Além de protagonizar as lutas específicas da categoria docente da UPE (melhores condições de trabalho, Melhores salários), a ADUPE tem integrado os grandes movimentos em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, da soberania nacional, da reforma agrária e pela diminuição das desigualdades sociais.

A entidade faz parte do Fórum dos Servidores Públicos, que congrega 11 categorias de servidores estaduais. Além disso, desde 1997 é filiada à Central Única dos Trabalhadores-CUT. Foi a partir dessa filiação à maior central sindical do País que a Adupe pôde estreitar os laços de identidade e solidariedade com as demais categorias de trabalhadores. Mesmo sendo um sindicato novo, a Adupe já pode registrar grandes contribuições.

Alguns Registros

Projeto Universidade

Fórum de debates com os vários segmentos da UPE, realizado em 1993. Objetivou a elaboração de propostas para a universidade.

Proposta de Carreira Única do Magistério Superior

Importante contribuição resultante do 1º Encontro dos Professores da UPE, Realizado em agosto de 1993. Desde então, a proposta foi atualizada diversas vezes. Veja aqui a última versão da proposta, atualizada em janeiro de 2004 cuja implementação vem sendo negociada com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e com o Governo do Estado.

Fórum UPE

Iniciativa das representações da comunidade universitária (Adupe, Sindupe e DCE) com participação do Governo do Estado, Assembléia Legislativa, associações e sindicatos. O evento, realizado em 1998, constou de debates e discussões sobre os problemas da UPE e de seu papel como instrumento estratégico de desenvolvimento do Estado. Conheça documento final dos debates.

Movimento em Defesa da UPE

Em agosto de 1999 a ameaça governamental à Universidade Estadual alcançou seu ápice. Propostas como aumento de 400% nas mensalidades e cortes no financiamento ganharam as manchetes dos jornais. Alunos, Professores e servidores foram às ruas em protesto contra as ameaças de privatização da UPE e ganharam o apoio da opinião pública, fazendo o Governo recuar na sua intenção.

Em janeiro de 2001 as ameaças ressurgem. A pretexto de conceder autonomia para a UPE, o Governo do Estado elabora projeto de lei propondo mudanças que resultariam na privatização da universidade. Em conjunto com entidades representativas dos servidores e estudantes, sindicatos e associações, a Adupe decide reativar o Fórum UPE, instituindo-o como canal de discussões sobre a universidade estadual.

Em março de 2003, após a transferência da UPE para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, as discussões sobre os problemas da UPE ressurgem, através do Fórum Ampliado UPE, do qual participam a comunidade universitária, (ADUPE, DCE e SINDUPE), dirigentes, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Assembléia Legislativa.

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.