ADUPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco

Quem Somos

O movimento docente na Universidade de Pernambuco começou a se desenhar em meados da década de 80, mas somente em 1990 deu-se a sua estruturação. Naquela época, a categoria era desarticulada e amargava um dos piores arrochos salariais da sua história. Isso motivou o início damobilização, resultando em duas grandes greves.

Constatando a falta de um instrumento legal de defesa dos seus interesses junto às instituições governamentais e Jurídicas a categoria docente decidiu fundar a sua associação. Assim, em 20 de março de 1990 foi fundada oficialmente a ADUFESP - Associação dos Docentes da Fundação Universidade de Pernambuco sob a coordenação do professor Rinaldo Cardoso Ferreira. Até que se realizasse a primeira eleição da entidade foi escolhida uma direção provisória, composta pelos professores Rinaldo Cardoso Ferreira (Presidente), Elisabete Noêmia Silva (Secretária) e Jarbas de Holanda Beltrão (Tesoureiro).

Em maio de 1995 a associação ganhou caráter de sindicato, com sua filiação ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-ANDES, passando a adotar a denominação Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco-ADUPE.

Objetivo

A ADUPE é uma instância organizativa e deliberativa do ANDES Sindicato Nacional, criada com o objetivo de promover a solidariedade entre os seus associados, a defesa dos direitos e interesses da categoria docente da UPE, propondo-se ainda a ser um canal de promoção e defesa da igualdade e da justiça social. Seu Regimento é aprovado pela Assembléia Geral dos Docentes da UPE.

Rua Arnóbio Marques, 405 - Santo Amaro, - Recife/PE CEP: 50100-130 Fone: (81) 3231-5277
2015 - Adupe - Todos os direitos reservados.